top of page

Psicoterapia para todos.


A psicologia nasceu para compreender as subjetividades, inicialmente não era bem assim. No começo desta ciência, eram diversos os estudos que permeavam o que hoje entendemos por psicologia.

Iniciou-se com as indagações da medicina especificamente do fisiólogo Whilhelm Wundt  no ano de 1874. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples e através das suas experiências tentou levantar dados sistemáticos e objetivos que explicassem o comportamento humano, isto acontecera nos seus primórdios quando a ciência era permeada por fenômenos mensuráveis e testáveis, já que, somente assim poderia ser reconhecido como ciência do conhecimento.

Muitos foram os estudos e pesquisas realizadas para se compreenderem os fenômenos e o funcionamento da psique e o soma e como estes se relacionam. Com o surgimento da Psicanálise de Sigmund Freud vieram as demais vertentes que trabalhavam com a compreensão dos mecanismos psíquicos e criaram-se teorias que explicassem nosso comportamento. Atualmente são muitas linhas que tentam se aproximar deste conhecimento complexo e dinâmico como são as subjetividades. Dentre muitas, a Psicanálise, Teorias Comportamentais, Cognitivas, Existenciais, Humanistas entre outras muitas.

A psicologia sofreu diversos pré-conceitos, hoje a maioria superados graças a divulgação e diversos estudos que constataram a compreensão desta ciência da humanidade. Pensava-se que psicoterapia era apenas para os “Loucos”, aqueles que por circunstâncias desconhecidas teriam perdido a razão. O tempo dos manicômios teria contribuído e muito com essa concepção negativa do trabalho do psicólogo.

Atualmente o Psicólogo atua em áreas diversificadas e é visto de maneira muito distinta a outrora, hoje procurasse pelo profissional que está a disposição do público em sua principal causa, a Promoção da Saúde. o Psicólogo hoje é reconhecido como agente de saúde, e presta seus serviços em função da saúde pública. Está ao alcance da população de modo geral, não é somente exclusivo de poucos é essencialmente para todos.

Artigo escrito por;

Yolanda Minguez Juan

Psicóloga Clínica

Comentários


bottom of page