Psicoterapia Infantil, entenda como funciona.
- Yolanda Minguez de Juan
- 26 de jun. de 2013
- 2 min de leitura
A atuação do psicólogo Infantil, sofre cada vez mais demandas, seja provindas da escola ou quando procurado pelos próprios pais. A psicoterapia nesse caso não funciona como a dos adultos, na qual se emprega o diálogo através de um discurso abstrato. Crianças não tem ainda essa capacidade desenvolvida, é extremamente difícil escutar de uma criança dizer por exemplo, “que está chateada com a mudança de turma e que não estão aceitando-a no grupo, por isso que anda cabisbaixa e distraída”. A criança recorre para elaborar os conflitos a expressão, é por isso que no consultório o psicólogo tem sempre a mão uma série de ferramentas que auxiliam nessa função. Dentre estas podemos pensar em jogos como damas, baralho, quebra-cabeças, bonecas, contos de fadas, lápis de cor, tintas guache, massa, etc.. Através do jogo a criança pode projetar suas preocupações, limites, conflitos, em fim dificuldades que atrapalham seu bem-estar e seu desenvolvimento saudável.

Psicoterapia Infantil
As consultas costumam ser semanais, uma a cada quatro, os pais são convocados pelo psicoterapeuta e estes poderem conhecer como a psicoterapia esta andando.
Mas, quando é o momento certo para levar uma criança a um psicólogo? Meu filho tem que apresentar alguma doença específica para poder fazer terapia?

Criança preocupada
Essas são perguntas frequentes que podemos ouvir dos pais mais preocupados. Realmente não é necessário que a criança tenha algum tipo de doença, as vezes crianças saudáveis apresentam comportamentos que chamam a atenção dos pais, por exemplo, terror noturno, timidez, agressividade, enurese (emissão involuntária de urina), desinteresse, medo, ciúme por uma novo irmão, até mesmo “infantilidade” (quando a criança volta a ter que usar fraldas ou chupeta, mesmo tendo superado no passado essa fase). Sem dúvidas, essas são questões que podem precisar de acompanhamento profissional e entender em que contextos se apresentam. O sinal mais claro que pode dr uma criança aos seus pais de que algo não está bem com ele, é quando abruptamente muda de comportamento sem aparente motivo. Quando se trata de saúde das crianças não podem ser menosprezados estes sinais pois podem revelar questões mal resolvidas.

Artigo escrito por; Psicóloga Yolanda Minguez de Juan http://www.psicoplantao.com.br



Comentários